Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A beleza da prima D.Augusta Vitória



Em Abril deste ano de 1912 a conselho médico D.Manuel foi passar uns dias à Suíça para descansar que o levou a Sigmaringen, na floresta negra a fim de visitar o seu primo Guilherme de Hohenzollern, um dos príncipes mas ricos da Europa

Este príncipe havia casado em primeira núpcias com em princesa de Bourbon-Sicilias de quem tivera três filhos, um dos quais do sexo feminino de nome D.Augusta Vitória.


Guilherme vivia no seu castelo sobre o rio Danúbio, que nunca abandonava, por opção própria e que o havia levado a recusar o trono da Roménia a favor do seu irmão Fernando.

A sua casa senhorial estava ligada a várias cortes europeias, inclusivamente com Portugal, atendendo a alguns casamentos entre as duas cortes, nomeadamente D.Estefânia esposa de D.Pedro V, era uma Hohenzollern-Singmaringen e a avó de D.Augusta Vitória, a infanta D.Antónia, filha de D.Maria II e de D.Fernando que casara com o príncipe Leopoldo, donde resultara o nascimento de Guilherme pai de D.Augusta Vitória. nascida em Potsdam a 19 de Agosto de 1890.

O castelo era maravilhoso, quer pela situação geográfica, quer pelo recheio artístico que existia no pequeno museu do castelo, mas tendo uma valiosa colecção de pinturas antigas e esculturas.

Contudo tanto ou mais o que impressionado com as belezas paisagisticas e culturais, parece indesmentível que D.Manuel ficou igualmente impressionado com a beleza de D.Augusta Vitória, que o levou em correspondência privada a dizer " minha prima, bonita, muito fina, muito elegante e agradável".

Como pode ver-se pela fotografia junta D.Manuel não mentira nas sua observação

Sem comentários: