Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Marcha da revolução republicana(2ªParte)



  • A tomada do corpo de Marinheiros

As tropas que se sublevaram no inicio comandadas pro Machado Santos, após alguns reencontros com a polícia e outras forças ainda leais à Monarquia acabaram por estacionar e acampar na Rotunda onde chegaram pelas 5 horas da manhã do dia 5 de Outubro.

Outro ponto importante da revolução foi em Alcântara, onde um grupo de comissários e sargentos da Marinha entraram no corpo de Marinheiros onde depois da manietarem os oficiais de dia, acabaram por ocupar aquele aquartelamento militar, importante porque poderiam controlar a eventual saída da cavalaria da Guarda Municipal.

  • A tomada dos navios da Armada

Fundamental também para os revoltosos era o contributo dos navios ancorados no Tejo o Adamastor, o São Rafael e o D.Carlos. O que viria a acontecer pois o tenente Mendes Cabeçadas comunicara entretanto que o Adamastor já se encontrava revoltado e assumira o seu comando.

Do São Rafael, notícias idênticas apenas com o senão que a tripulação esperava um oficial para os comandar mas o certo é que ambos já tinham içado a bandeira republicana.

Do D.Carlos as notícias diziam que o guarnição era composta por republicanos, mas os oficiais se encontravam ainda fiéis à coroa e só depois duma intervenção a partir do São Rafael, comandada por Carlos da Maia, acabaram por subjugar os referidos oficiais.

Com a tomada do D.Carlos concluiu-se o conjunto de unidades em posse dos republicanos, mas a sorte da revolta ainda não estava decidida.

  • O suicídio de Cândido dos Reis (na foto)
A dificuldade de comunicação e as dificuldades inicialmente sentidas pelas forças republicana, levaram a que Cândido dos Reis que aguardava no cais da Viscondesa, conforme o planeado, o embarque para assumir o comando dos navios, face aos acontecimentos imprevistos, ter-se-á convencido que a revolta se malograra, levando-o ao suicídio, tendo sido encontrado morto, numa azinhaga em Arroios

Sem comentários: