Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Acontecimentos no ano de 1922


  • O Pacto de Paris


A 17 de Abril de 1922, foi assinado o Pacto de Paris entre os representantes de D. Manuel II e da infanta D. Maria Aldegundes de Bragança (encarregada da tutela dos direitos de D. Duarte Nuno, durante a menoridade deste).

Eram três as grandes bases do acordo. A primeira estipulava que, na falta
de herdeiro directo, os constitucionalistas  aceitariam o sucessor indicado pelas
Cortes Gerais da Nação Portuguesa. 

O segundo obrigava as partes acordantes a aceitarem «as resoluções das mesmas Cortes, quanto à Constituição Política da Monarquia Restaurada». 

E o terceiro dizia que a «questão religiosa» seria resolvida mediante diploma a ser submetido às Cortes


O Pacto de Paris», lamentar-se-ia mais tarde Hipólito Raposo, «pôs o Parlamento acima dos direitos de Deus na questão religiosa, dos direitos do Rei

Fonte Manuel Braga da Cruz-O integralismo lusitano nas origens do salazarismo

  • Morte do Marquês de Soveral

Após a implantação da República, passou a ser  conselheiro de D.Manuel II no exílio, partilhando com ele o seu amor à pátria e a defesa dos interesses de Portugal no mundo.

Além de conselheiro Luis Augusto Pinto de Soveral. foi o seu grande amigo e confidente
acabou os seus dias em Paris em 1922, tendo a acompanhá-lo nos últimos momentos a Rainha D.Amélia, que por ele nutria grande estima desde os anos de dedicação ao serviço do Rei D. Carlos e de Portugal como diplomata, como ministro, como conselheiro, como amigo de todas as horas. 

Á distância D.Manuel prestou-lhe todo o apoio pois desejava voltar a ver esse seu amigo, tendo programado uma viagem a Paris que entretanto viria a falecer no dia 5 de Outubro de 1922, que motivou grande desgosto a D.Manuel que escreveu dizendo ter perdido o seu braço direito.

Foi sepultado como um príncipe na cripta da igreja de Saint Piérre de Chaillot e, anos depois, quando esta sofreu grandes obras, foi transladado para jazigo particular no cemitério Père Lachaise.


Sem comentários: