Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 16 de junho de 2015

Acontecimentos no ano de 1922-2ºparte

.Eleições legislativas 

No dia 29 de Janeiro realizaram-se eleições legislativas portuguesas , sendo eleitos  163 deputados da Câmara dos Deputados e os 74 senadores do Senado. tendo sido os deputados foram eleitos em círculos com listas plurinominais.

 Essa eleições foram ganhas pelo Partido Republicano Português com 74 deputados e 37 senadores.


O partido monárquico obteve 10 deputados e 3 senadores, tendo D.Manuel ficado satisfeito com os resultados obtidos que vinha de algum modo ao encontro dos seus esforços de procura de união entre as causas que se opunham, clamando contra a necessidade de união disciplina e organização, tendo em vista as próximas eleições municipais, que ele considerava iriam consolidar o crescimento da movimento

O novo parlamento iniciou a sessão em 15 de Fevereiro de 1922 e manteve-se em funções até à sua dissolução em 15 de Agosto de 1925.


2º Congresso Nacional do Centro Católico

A questão do relacionamento entre a república e a igreja foi por certo uma das questões, mais complicada na vigência da 1ª República . Neste congresso realizado em 29 e 30 de Abril presidido pelo Arcebispo de Mitilene , veio a determinar a independência política dos católicos, com a aprovação do Centro não se aliar a qualquer partido político , obedecendo apenas à Igreja e aos seus princípios.

Decisão que desagradou profundamente à causa monárquica que naturalmente colhia frutos face ao radicalismo republicano para com a igreja , embora mais atenuado pelo sidonismo

Sem comentários: