Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 13 de março de 2011

O Casamento de D-Manuel-A cerimónia

No dia 4 de Setembro de 1913 D. Manuel casou-se com D. Augusta Vitória, princesa de Hohenzollern-Sigmaringen, sua prima, por ser neta da Infanta Antónia de Portugal, e filha do Príncipe Guilherme de Hohenzollern-Sigmaringen.

Durante a missa, na manhã do enlace, que teve lugar na capela do castelo de Sigmaringen, D. Manuel assistiu de pé, ostentando a ordem da Jarreteira e o Grande cordão das Três Ordens Portuguesas, sobre um caixote cheio de terra portuguesa.

As ruas do principado de Sigmaringen estavam decoradas e a festa foi muito cuidada. Ao chegar à igreja foram recebidas pelo clero e à entrada ouviu-se a marcha nupcial do Lohengrin de Wagner



A cerimónia foi presidida por D. José Neto, cardeal-patriarca de Lisboa, à altura exilado em Sevilha, e que já havia baptizado D. Manuel, tendo-se iniciado a cerimónia com um sermão em língua alemã.

Finda a cerimónia organizou-se de novo o cortejo de regresso as castelo

Assistiram o príncipe de Gales, futuro Eduardo VIII, bem como representantes das casas reinantes ou reais da Espanha, Alemanha, Itália, França, Roménia e de vários principados e reinos alemães próximos.

Depois do beija-mão no castelo seguiu-se um almoço de 8 pratos, frutas, doces, acompanhados de belíssimos vinhos, ente os quais um porto de 1890, vinhos franceses e champagne. Tudo acompanhado de belíssimos trechos musicais de Wagner, Beethoven ou Bach, entre outros.

Depois do almoço cerca das 5 da tarde partiram os noivos para Munique em viagem de núpcias enquanto para os convidados que permaneceram no castelo seria mais tarde servido um jantar igualmente com 8 pratos

Sem comentários: