Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Marcha da revolução republicana(1ªParte)



  • O assassinato de Miguel Bombarda

Um possível ataque à Monarquia era esperado a todo o momento pelo governo que na noite de 3 de Outubro dera ordens para que toda as tropas da guarnição de Lisboa, ficassem de prevenção. Acontecem entretanto duas coisas que precipitarão os acontecimentos nos dias seguintes, um deles é o assassinado de Miguel Bombarda, que estava incumbido da distribuição de armas aos grupos civis, na sua qualidade de membro do comité revolucionário e considerado o seu chefe civil.
Foi assassinado no dia 3 de Outubro no seu gabinete por um dos seus doentes, um tenente do exército Aparício Rebello, que sofria de esquizofrenia.

Para a história ficaram as últimas palavras de Miguel Bombarda, que mostram, mesmo
próximo da morte, não só informação como compaixão “Não lhe façam mal. Ele é um doente!”.

  • A oposição de Cândido dos Reis ao adiamento da Revolução
A outra notícia importante foi a informação dada a Cândido dos Reis, de que os navios que estavam no Tejo iriam sair no dia 4. Face a esta notícia os dirigente republicanos reuniram de emergência, para analisar esta situação bem como a notícia da prevenção da guarnição de Lisboa e que levou alguns revoltosos a propor o adiamento da revolução, ao que Cândido dos Reis se opôs veementemente dizendo " A revolução não será adiada, sigam-me se quiserem. Havendo um só que cumpra o seu dever esse único serei eu."

  • As primeiras vitórias
Machado dos Santos alheio à reunião que decorria, mantinha-se emboscado no Centro Republicano Santa Isabel, aguardando a hora marcada para assumir o comando de Infantaria 16 e avançar sobre Artilharia 1.
Aquele quartel sublevara-se então, mesmo antes da chegada dos revoltosos carbonários comandados por Machado Santos e arregimentadas mais 100 praças, avançaram em direcção a Artilharia 1, que foi tomado após a rendição dos seus oficiais, antes da chegada da coluna comandada por Machado Santos.
Dali, após a formação de 2 colunas, dirigem-se para Infantaria 2 e Caçadores 2, que também deveria já a essa hora tomadas por forças fieis ao movimento republicano.

Sem comentários: