Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Acontecimentos no ano de 1910(4ª parte)


  • Comemorações da batalha do Buçaco

D. Manuel II presta homenagem à vitória portuguesa na Batalha do Buçaco de 1810, em Setembro de 1910.


Foi assim que no Buçaco o rei teve uma das suas últimas aparições públicas e muito embora a evolução política republicana fosse evidente, o certo é que el-rei foi muito aclamado pelo povo e uma apoteótica recepção pelas forças militares, muito embora também fossem as forças armadas um campo importante de recrutamento para os ideais republicanos.

O recrutamento da maior parte dos oficiais para o campo republicano ficou a dever-se ao vice-almirante Cândido dos Reis a acção conjunta no Comité Militar Republicano com Machado Santos da Carbonária que tornaram possível a infiltração de militares em diversos regimentos militares.

Pairava já no ar o espectro duma revolução, tanto assim que pelo facto de D.Manuel se encontrasse já no Buçaco desde o dia 13 de Setembro, o presidente do Conselho, Teixeira de Sousa, devido aos boatos que circulavam, mandara para aquele local forte contingente militar para assegurar a segurança da comitiva real.


  • Surto grevista dos tanoeiros e corticeiros

Cresce o movimento grevista, que gira designadamente em torno dos operários corticeiros da margem Sul do Tejo e dos trabalhadores da cortiça do Alentejo e do Algarve, exigindo que o governo adoptasse medidas de proibição de exportação da cortiça em bruto, de modo a defender o "trabalho nacional". O governo, depois de algumas actuações contraditorias, cede e adopta medidas proteccionistas. Também os operários tanoeiros marcham sobre o Terreiro do Paço, exigindo protecção alfandegaria. E o governo cede de novo. As paralisações de trabalho alastram por toda a periferia de Lisboa, abarcando novas categorias profissionais, mostrando o amadurecimento das condições sociais para a mudança de regime.

Créditos: Fundação Mário Soares

  • Visita do presidente do Brasil Hermes da Fonseca

No dia 1 de Outubro de 1910, atracou no Tejo, em frente ao Palácio das Necessidades, o navio São Paulo, que trazia a bordo o Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Marechal Hermes da Fonseca. Dia 3 de Outubro, este foi convidado pelo rei D. Manuel para um jantar em sua honra.

Hermes da Fonseca havia assumido a presidência da Republica do Brasil apenas do dia 15 de Novembro


Sem comentários: