Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 6 de julho de 2010

Acontecimentos no ano de 1909(7ª parte)


No regresso das viagens a Inglaterra e a França, ao rei depara-se o agravamento da crise governamental e pelo crescendo da oposição republicana, consubstanciada na vitória conseguida em 122 juntas de paróquia no dia 29 de Novembro e que condicionaram a demissão do governo de Wenceslau de Lima.

Depois de consultar como habitualmente Luciano de Castro, decidiu confiar a chefia do novo governo a Veiga Beirão, que constituiu um governo inteiramente progressista e portanto mais homogéneo do que os anteriores.

Era a seguinte a sua constituição

  • Tenente coronel Francisco Felisberto Dias Costa no reino.
  • Artur Montenegro na justiça.
  • General José Matias Nunes na guerra.
  • Capitão de mar e guerra João António de Azevedo Coutinho na marinha e ultramar.
  • António Eduardo Vilaça nos estrangeiros.
  • José António Moreira Júnior nas obras públicas.
Governo que tomou posse a 22 de Dezembro de 1909 Todos os ministros eram do partido progressista e todos com experiência governativa.

informação recolhida do portal da iscsp.
  • A demissão de Júlio Vilhena

Por não ter sido escolhido, Júlio de Vilhena abandonou a chefia dos regeneradores em 23 de Dezembro.

Esta decisão viria a ter consequências no ano seguinte, provocando uma cisão naquele partido, há muito anunciada mas que tinha agora pretexto para se concretizar. Os membros mais liberais agrupar-se-iam em torno de Teixeira de Sousa, enquanto os mais conservadores davam o seu apoio a Campos Henriques e que naturalmente virá a ser explorado pela propaganda republicana, mostrando a ineficácia e desagregação dos partidos monárquicos.

Sem comentários: