Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 20 de junho de 2010

A viagem a França e os amores com Gaby Deslys



De Inglaterra D.Manuel II seguiu para Paris, numa visita não oficial em que se demoraria 5 dias. Muito embora o carácter particular da visita, não deixou de ser recebido pelo presidente Fallières e pelo presidente do conselho Briand.

Mesmo em França os receios contra eventuais atentados, não cessavam e durante uma recepção à colónia portuguesa o ministro de Portugal em Paris o conde de Santa Rosa, foi informado pela polícia francesa que havia movimentações para um atentado contra a vida do rei, o que pôs fim ao encontro, tendo sido D-Manuel levado para o Hotel Bristol onde estava hospedado.

O interessante nesta viagem foi o facto de el-rei ter conhecido uma actriz e bailarina de nome Gaby Deslys, com quem viria a ter um romance, muito noticiado nas páginas dos jornais e claro muito difundido pelos republicanos.

A verdade é que se constava que D-Manuel lhe oferecia presentes caros, entre eles um colar de pérolas avaliado em 70 mil dólares, entre outros presentes caros.

O encontro dera-se no final dum espectáculo, quando o rei se deslocou ao camarim da actriz e desde essa altura nunca deixou de visitar, como por exemplo no ano seguinte em Maio de 1910 quando no regresso do funeral de Eduardo VII, D. D.Manuel, deu um saltinho a Paris para rever Gaby.

Também constava que ela o visitara algumas vezes e que entre as prendas de luxo constava um automóvel

Eis um pequeno filme contendo a voz de Gaby em duas canções da época. Ela viria a morrer jovem com 38 anos, em 1920, deixando considerável fortuna em testamento aos pobres de Marselha e uma casa entregue a uma instituição de caridade


Sem comentários: