Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 15 de março de 2009

As eleições de 5 de Abril de 1908

O período eleitoral que antecedeu o acto eleitoral foi muito intenso, multiplicaram-se os comícios republicanos onde excelentes oradores como António José de Almeida ou Afonso Costa entusiasmavam os oradores.

A lista do Partido Republicano Português incorporavam um série de políticos de nomeada como Teixeira de Queiroz, Agusto de Vasconcelos,Alexandre Braga, João de Menezes, Bettencourt Raposo, José Relvas, João Chagas entre outros. Pelo lado monárquico Calvet de Magalhães, Augusto de Castilho, Eduardo Burnay, Alfredo Le Coq, eram alguns dos nomes que engrossavam as listas apresentadas pelo governo.

No dia 5 de Abril, o dia das eleições foram marcadas por violentos confrontos nas ruas de Lisboa, como por exemplo o que aconteceu no Largo de S. Domingos, a partir das desconfianças que foram levantadas acerca da guarda da urna. onde as escaramuças dos populares contra as forças da ordem, acabaram por resultar em 14 mortos e um numero bastante elevado de feridos, devido à carga das forças militares de Infantaria 5 e de Cavalaria 4.

Ficaram marcadas com sangue as primeiras eleições num tempo que se queria fosse de acalmação política.

Como se previa os resultados foram para 693 424 eleitores no Continente e Ilhas e 450 260 votantes no Continente e Ilhas, os seguintes :

Regeneradores -63 deputados.
Progressistas-59 deputados
Amaralistas-(apaniguados de Ferreira do Amaral)-15 deputados
Republicanos-7 deputados.
-Por Lisboa, António José de Almeida, Alexandre Braga e João de Meneses.
-Por Setúbal, Estevão de Vasconcelos e Feio Terenas.
-Por Évora, Brito Camacho.
Dissidentes progressistas-7 deputados
Franquistas-3 deputados
- liderados por Vasconcelos Porto, Martins de Carvalho e Malheiro Reimão.
Nacionalistas-1 deputado

O resultado obtido pelo partido republicano, foi o melhor de sempre,a tendendo ao número de deputados que até então tinham conseguido.

As corets abriram no dia 29 de Abril com a presença do rei, que perante os parlamentares que o aplaudiram vibrantemente leu o discurso da coroa, como sempre preparado pelo governo e que apresentava um programa de reformas que apresentava os principais temas que se iriam discutir na sessão legislativa iniciava.

  1. Aprovar e fazer votar o orçamento de 1908-1909
  2. Rever os decretos da ditadura
  3. Resolver a questão dos adiantamentos e da lista civil
  4. Propor a revisão da Carta Constitucional
(Os dados referentes ás eleições foram extraídos de informação disponível do prof. Adelino Maltez)




Sem comentários: